Projeto:” Reciclar Atitudes para cuidar do meio Ambiente”
.
“IBGE LEVANTA PROBLEMAS AMBIENTAIS, HABITACIONAIS E DE TRANSPORTE DAS CIDADES BRASILEIRAS
Numa análise inicial pode-se fazer um paralelo com aquela forma de contar uma piada: uma notícia boa e outra ruim. Primeiro a ruim: o aumento dos problemas ambientais são significativos e quase igualmente distribuídos por quase todos os municípios das cinco regiões brasileiras. A boa: como a metodologia baseia-se nas informações dos gestores, os dados podem significar o aumento da percepção destes sobre os problemas ambientais. O que é um bom começo, porque ninguém conserta nada que não julga errado.
Na questão ambiental a pesquisa trazia 14 opções de ocorrências possíveis para serem identificadas pelos gestores, tais como: queimada, desmatamento, assoreamento de rios e lagoas, contaminação do solo, alteração que tenha prejudicado a paisagem, etc. O mais significativo forma as queimadas identificadas em 3.018 municípios (54%).
A pesquisa buscou identificar além de problemas com o meio ambiente, a gestão pública, transportes e habitação. Nesta última nenhuma novidade, maior concentração de favelas nas cidades mais populosas. Sobre transportes um dado interessante: apenas 1/3 dos municípios brasileiros possuem serviço de transporte coletivo de ônibus; as vans estão presentes em 60% dos municípios, número igual para os moto táxis que, percentualmente, foi o meio de transporte que mais cresceu.
Em especial, neste aspecto pode-se incluir Campos. Apesar do município ter secretaria, conselho e orçamento para a área (0,66% nos orçamento de 2008 e na proposta de 2009) ninguém em sã consciência, diria que por aqui está sendo tratado adequadamente a questão da poluição das águas, do ar, do solo, o desmatamento, as queimadas, etc.”
(http://robertomoraes.blogspot.com/2008/12/ibge-levanta-problemas-ambientais.html)
Pesquisa feita pela aluna Camila Rangel
Nenhum comentário:
Postar um comentário